06/12/2011

O T.D.A.H. na visão Psicopedagógica Sistêmica

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: CAUSA OU SINTOMA?

Lednalva Oliveira Cordeiro

Bióloga/Psicopedagoga Clínica

ABPp-758/ABD-1332

lednalva@hotmail.com

Às vezes a criança, o adolescente vai mal na escola, tem comportamentos inadequados, apresenta-se desatenta, com dificuldade de assimilar os conteúdos e não aprende. Logo são rotuladas de “preguiçosas”, “não quer nada” , “só presta a atenção em jogos no computador etc”.

Alerta! É importante para a família e para a escola buscar compreender que por trás desses sintomas geralmente encontram-se várias causas a serem investigadas. Transtornos como o TDAH(Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Dislexia(dificuldade na leitura, escrita e matemática),são bastante complexos favorecendo incorrer em equívocos de estar tratando o sintoma pela causa,o que acabará acarrtando o agravamento dos sintomas e a construção de co-morbidades futuras. É imortante que a pessoa com suspeita de TDAH/Dislexia sejam diagnósticadas o mais cedo possível, inclusive para evitar punições desnecessárias , repetitivas e ineficazes, aversão aos conteúdos escolares e a aprendizagem.

Então é a hora de procurar um Profissional, de preferência um psicopedagogo preparado, e com experiência clínica para investigar tais sintomas, fazer o levantamento diagnóstico, o tratamento e os encaminhamentos multiprofissionais necessários ao caso.

Dos hiperativos que buscam tratamento especializado, um número significativo de pacientes também podem apresentar indicativos de algum outro transtorno, como transtorno de humor,(Sintomas de depressão infantil, transtorno de aprendizagem, transtornos de ansiedade, dentre outros) , requerendo cautela na condução bem como na terapêutica medicamentosa.

A Psicopedagogia na abordagem Sistêmica tem se mostrado muito eficiente tanto no levantamento diagnóstico, quanto nas formas de tratamentos das DA´s, pela riqueza de recursos, e por não se restringir a apenas apectos cognitivos e a defasagens de conteúdos apresentadas. Utiliza-se do conhecimento de várias áreas, (psicanalise, pedagogia,psicologia, filosofia, etc.) atendendo , além das demandas cognitivas, as emocionais e sócio afetivas apresntadas pelo paciente, através da interação com todos os sistemas onde está inserida: ou seja em seu “em torno” e no seu “entorno”.

Ambientes caracterizados por traços de agressividade, impulsividade e/ou hiperatividade; com afetividade em baixa nas interaçõesros familiares, não se constitui causa de dificuldades e transtornos, porém contribui para o agravamento das dificuldades, por não favorecer a elevação da auto estima de seus membros, condição indispensável para uma Aprendizagem Positiva.

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